sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sensação Estranha

Acabo de me desligar do Facebook e o fiz com uma sensação estranha, como se tivesse me mudando de casa, pedindo demissão de um emprego ou coisa parecida.
Parece que vai faltar comida em casa ou que não vou conseguir dormir. Que coisa louca isso!
Só nos damos conta do vício quando vamos praticar o desapego. Facebook vicia sim. Facebook é a nova novela das oito!
Eu gostava do FB porque ele não era o Orkut. Agora, o FB é Orkut sofisticado, faturando bilhões de doletas com joguinhos ainda mais viciantes, massacrando seus usuários com propagandas sem limites.
Eu uso o Firefox com um plugin que elimina todas as propagandas com eficiência de 95%, mas quando tenho que acessar via outro navegador, fico apavorado com a quantia de publicidade que são expostos os usuários menos envolvidos com tecnologia. Isso, no meu entender, já passou do limite e passou a ser uma tortura psicológica.
Mas, voltando ao desligamento do FB, acho que esta sensação estranha, no meu caso, tem a ver com medo de não "ver" mais os amigos.
É ótimo ver os amigos que fiz nessa vida ali conectados, podendo ver suas fotos, tentar descobrir como são suas vidas hoje e como foram suas vidas nos últimos tempos, quando não tinhamos nenhum contato. Mas passado este primeiro contato curioso, o que resta? Normalmente, um chat rápido sobre emprego, família, onde mora e depois silêncio.
A presença física se tornou secundária, o importante é "adicionar" ao Facebook. O meu vizinho se apresentou, trocamos algumas palavras amistosas, entramos em casa e... adiciona no FB!
Será mesmo necessário fazer isso? É necessário adicionarmos todas as pessoas que conhecemos? Ou estamos querendo ser apenas "populares" virtualmente, porque não conseguimos fisicamente?
Tenho a impressão que isso é verdade, não toda a verdade, mas uma parte dela e uma parte significativa.
Por outro lado, estamos desaprendendo a sermos sociais, a dizer bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, desculpe, obrigado, de nada, volte sempre, que bom que vieram!
"Que bom que vieram": isso se torna cada vez mais raro! Rede social tem que ser socializante, pela natureza da mesma, mas vejo o efeito contrário. Pessoas cada vez mais presas em casa, vendo o mundo da janelinha que tem, na maioria das vezes, não mais de dois palmos de largura, tem cores brilhantes, nos deixa alerta olhar por ela.
Mas chega uma hora que tu tem que agir, te defender de ti mesmo, ter mais tempo para viver de verdade, sair, ver shows, teatro, cinema ou andar por aí numa caminhada sem destino.
Chega uma hora que tu tem que ligar para teus velhos amigos e dizer: eu voltei! Vamos tomar umas e outras!
Chega o dia que tu precisa te dar mais tempo e qualidade de vida e deixar que as pessoas te vejam! É muito legal ver tuas fotos serem curtidas e comentadas, teus post curtidos e compartilhados. Mas que tal encontrar os amigos e debater ao vivo, com direito a resposta imediata, pensamentos contrários, etc.
Enfim, o FB é muito bom para alcançar pessoas, sem dúvidas, porém saber usa-lo é essencial. E quando tu sentires que não está sabendo usa-lo, melhor dar um tempo, como es estou fazendo agora.
Em 2013 não volto mais.
Quem sabe em 2014? Aguardemos.

Nenhum comentário: